segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Efeito Dominó

É amigos, não deu outra. Como eu disse no post anterior, 30 anos em 18 dias,  o Oriente Médio começa a passar por profundas mudanças após o declínio de longinquos governos, como o da Tunísia e o recente caso no Egito. E após perceberem o poder que a força popular tem, outros países da região iniciaram suas lutas em busca da maioridade.

Nesta segunda-feira foi a vez de Iêmem, Argélia e Bahrein colocar em xeque seus governos. No Iêmem o povo pede pela renúncia do então presidente Ali Abdullah Saleh que, já visando os recentes acontecimentos no Egito já está supostamente negociando com a oposição para que ocorram pequenas reformas (como foi proposto no Egito, mesmo não dando certo lá).

Polícia do Iêmen entra em confrontos com manifestantes
 
A situação na Argélia, atualmente governada pelo presidente Abdelaziz Bouteflika foi propiciada devido a falta de empregos. E como não podia deixar de ser, tapar o sol com a peneira sempre parece ser a melhor solução, assim sendo os jovens manifestantes foram reprimidos com gás lacrimogênio e várias pessoas ficaram feridas (repetindo... no Egito a situação foi parecida e...) aumentando ainda mais a visagem internacional e o apoio aos dos protestos.

O terceiro país a reivindicar sua democracia nesta segunda-feira foi o Bahrein. Neste houve relatos de ter ocorrido até uma morte resultante dos confrontos entre protestantes e as forças de segurança. Dentres as reclamações está a descriminação que a população xiita (maioria no país) enfrenta diante a um governo sunita. Até então haviam protestos envolvendo motivos religiosos.

Enquanto o autoritaristo está tremendo em suas agora frágeis bases, os déspotas ainda tomam cada vez mais e mais medidas errôneas na tentativa de fragilizar os movimentos democráticos. Medidas absurdas vem sendo tomadas já algum tempo, como a prisão da jovem síria de 19 anos, presa desde 2009 por postar em seu blog artigos em que dizia ansiar por um papel no futuro da Síria, governada há 50 anos pelo partido Baath e pedir ao presidente Barack Obama mais apoio a causa palestina. O governo dos EUA já apelaram pela libertação da moça que ainda está presa. (Reuters)

Tal al-Molouhi, a jovem de 19 anos cursava o ensino médio e foi presas após fazer algumas postagens em seu blog a respeito do futuro de seu país, a Síria.

A cada nova tentativa de por panos quentes sobre os protestos, os governantes acabam por aumentar o apelo internacional e dar ainda mais força a movimentos oposicionistas que não são trouxas e não se deixam enganar. A difusão de informações é imensa e muito ágil, uma prisão como a da jovem acima citada, hoje é rapidamente motivo de comoção internacional, enfraquecendo o governo muito mais do que as pequenas postagens da jovem que foi acusada de "revelar informações a um país estrangeiro".

O fato é que a democracia está em meio a um jogo de poderes e o povo não mais assiste a tudo calado. O povo quer sua maioridade! Não quer que escolham para ele quem vai mandar nele e em seu chão. O povo quer decidir, escolher, voltar! O povo é soberano assim como a democracia. Não tardará até que todos viveremos sob a decisão do grande público. Até lá a persistência é a melhor arma que temos.

ATUALIZAÇÃO


Esta segunda-feira também foi a vez dos iranianos (finalmente) se rebelarem contra o governo de Mahmud Ahmadinejad. Os manifestantes foram às ruas entoando slogans usados na re-eleição do ditador, como "Morte do Ditador!". Novidade!: A manifestação foi duramente reprimida pela polícia iraniana. Desta vez os EUA se posicionaram frente as manifestações. Como não podia deixar de ser a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse que o país apoia as reivindicações dos iranianos. Pessoalmente espero que este seja o próximo dominó a cair. Força povo iraniano!


Fontes: MSN Notícias, Reuters, Rádio Metrópole (blogmk.com.br)

Imagem 1 - Iêmen: Plano Brasil (planobrasil.com)
Imagem de Tal  al-Molouhi: Global Voices Advocacy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...